O que é Bluetooth? Qual a diferença dele para o Wi-Fi? Quais são os seus prós e os contras?
Aqui você vai descobrir tudo sobre essa tecnologia famosa e tão usada hoje em dia. Vamos lá?
Bluetooth é uma tecnologia para comunicar dados sem fio, ou seja, “pelo ar”.
Ou seja, ele é parecido com o Wi-Fi, e a função de ambos é transmitir dados de um dispositivo para outro sem a necessidade de cabos.
O que acontece é que no início da Internet, a maior parte da comunicação dos computadores era feita através de cabos.
Mas então durante a década de 1990 as tecnologias tecnologias sem fio começaram a se popularizar mais.
Assim, cada tecnologia escolheu uma forma de resolver essa questão, como por exemplo, utilizando luz infra-vermelha.
Mas a forma que mais vingou comercialmente foi mesmo com ondas de rádio, que é justamente o caso do Bluetooth e do Wi-Fi.
É preciso entender que Bluetooth e Wi-Fi são bem diferentes, a única semelhança deles é justamente serem tecnologias sem fio que utilizam ondas de rádio.
Em geral, o Bluetooth alcança distâncias muito menores que o Wi-Fi. Ao mesmpo tempo, ele precisa de menos potência para funcionar e oferece velocidades de conexão menores.
Outro ponto é que ele gasta menos energia do que o Wi-Fi e, pelo fato de ter menores potências, tende a ter menos interferência com outros dispositivos na mesma frequência.
O que acontece é que apesar de precisar de potências maiores, o Wi-Fi foi adotado pela grande indústria.
Dessa forma, a indústria fabricou roteadores, modems, torres de telefonia, etc, que formaram a infraestrutura praticamente do mundo inteiro.
Ao mesmo tempo, com a chegada dos smartphones (celulares), os mesmos naturalmente foram feitos para se conectar via Wi-Fi, já que era a tecnologia dos modems e roteadores.
Assim, o Bluetooth foi um pouco deixado de lado, mas como vimos, porém aos poucos foi ganhando força como uma forma de conectar com outros dispositivos “auxiliares”.
Dessa forma, nós usamos o Bluetooth para conectar nossos celulares e notebooks a outros dispositivos como monitores, fones de ouvido sem fio, e caixas de som sem fio.
O Bluetooth usa frequências de rádio na faixa de 2.4 GHz e hoje em dia está presente em praticamente todos os celulares e notebooks.
Assim, o seu alcance máximo pode chegar a mais de 100 metros, porém, na prática a maioria dos dispostivos comerciais chega a no máximo 10 metros.
Dessa forma, ele cria uma rede sem fio com raio de 10 metros, que pode conectar até oito dispositivos diferentes ao mesmo tempo.
De fato, a versão 4.0 implementou uma maior interoperabilidade entre vários fornecedores ao redor do mundo, e a versão 5.0 aprimorou isso ainda mais.
Além disso, os dispositivos que usam Bluetooth são otimizados para funcionar com bateria fraca e podem funcionar com baterias pequenas (tipo moeda).
E não é só isso, o Bluetooth pode ser “pareado” ou “sincronizado” com o seu celular e notebook com extrema facilidade e rapidez na maioria dos casos.
Uma das questõs mais marcantes é que, se os celulares ficarem com o Bluetooth ligado direto, isso acaba gastando bastante a bateria ao longo do dia.
Por outro lado, o alcance de 10 metros que já é um pouco limitado pode reduzir ainda mais com obstáculos como paredes, armários cheios, geladeiras, aquários e piscinas.
Além disso, eles podem ter um pequeno atraso (delay) na reprodução de sons e imagens, então é importante procurar bons produtos com as menores taxas de latência.
Aliás, como esses dispositivos são usados em movimento ou esportes, se a qualidade do produto não for boa, pode perder ou travar a conexão às vezes durante a movimentação.
Bom, em primeiro lugar e respondedo à dúvida mais comum sobre esse tema: Sim, o Bluetooth é criptografado.
Ao mesmo tempo, os dispositivos também fazem frequentemente micro-mudanças nas suas frequências enquanto pareados, o que evita uma invasão fácil.
Por outro lado, os celulares e notebooks oferecem algumas configurações que permitem ao usuário limitar as conexões.
Dessa forma, evite habilitar conexões automáticas com aparelhos desconhecidos e conecte-se apenas a dispostivos que você tem certeza que conhece.
Ao mesmo tempo, se possível nunca deixe o Bluetooth do celular ou notebook ligado 24 horas por dia, desligando-o após o uso ou “pareamento”.
Por fim, é boa ideia ver de vez em quando nas configurações do celular se você conhece todos os dispositivos ali e não tem nenhum outro nome estranho.
E se você não for usar algum dispositivo Bluetooth por algum tempo, selecione o “Esquecer este dispositivo” para manter ainda mais o seu controle.
Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.