Qual é a história do Bluetooth? Quem foram seus criadores? Como se consolidou no mercado?
Descubra aqui qual é a história dessa tecnologia tão popular nos dias de hoje, contada de uma forma fácil… Vamos lá?
No início da Internet, quase a totalidade da comunicação dos microcomputadores e Backbones de Internet era feita através de cabos.
Já existiam tecnologias sem fio, porém elas ainda eram caras e pouco populares.
Mas durante a década de 1990 essas tecnologias ganharam força e começaram a ser produzidas em maior escala e ficar mais baratas e populares.
Como o mercado era muito novo, surgiram diferentes soluções, algumas usavam luz infravermelha, outras ondas de rádio, e exisitam ainda outras formas.
Mas foi com as ondas de rádio, usadas pelo Bluetooth e pelo Wi-Fi, que o mercado se consolidou.
Assim, em 1989 houve o primeiro projeto piloto na Ericsson, uma empresa de telecomunicações sueca, inicialmente destinado a conectar dispostivos a curtas distâncias.
Curiosamente, o primeiro objetivo era conectar um fone de ouvido (headset) sem fio.
Dessa forma, o projeto foi ganhando força, em 1997 a Ericsson tinha em mãos um projeto com potencial para ser comercializado e começou a procurar parceiros para viabilizar a tecnologia.
Por fim, o Bluetooth foi lançado em 1998 por um consórcio de empresas, a Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG).
Inicialmente era formado pela Ericsson, IBM, Intel, Nokia and Toshiba. Mais tarde, várias outras empresas se uniram ao consórcio.
E em 1999 foi desenvolvido o primeiro dispositivo comercial a se conectar com Bluetooth, um headset sem fio.
Por outro lado, os primeiros telefones a usarem Bluetooth foram o T36 e o T39 da Ericsson, lançados em 2001, e o primeiro notebook a integrar a tecnologia foi o ThinkPad A30 da IBM, no mesmo ano.
Desde então a tecnologia não parou de crescer, principalmente desde 2010 com a popularização dos smartphones.
E como se isso não bastasse, nos últimos anos houve uma expansão ainda maior da tecnologia, com a chegada dos dispositivos inteligentes, tais como smartwatches, smartbands, buds (fones de ouvido sem fio), caixas de som sem fio etc.
O Bluetooth em um primeiro momento não “vingou”, pois o Wi-Fi, apesar de usar potências muito maiores, acabou sendo “adotado” pela grande indústria.
Toda a infraestrutura do planeta inteira foi montado utilizando modems, roteadores e torres de telefonia com a tecnologia Wi-Fi.
De fato, as grandes causas para isso seriam maior distância alcançada pelo Wi-Fi, as maiores velocidades e até mesmo a forma de autenticação utilizada.
Ao mesmo tempo, os recém chegados smartphones (celulares) foram desenvolvidos utilizando o Wi-Fi para se conectar com os modems e roteadores que a indústria fabricava.
Por esse motivo, provavelmente 100% dos telefones usam o Wi-Fi para se comunicar com a Internet.
Assim, o Bluetooth foi um pouco deixado de lado, mas como vimos, foi ganhando força aos poucos como uma forma auxiliar de conectar outros dispositivos.
Dessa forma, nós conectamos nossos dispositivos com o Wi-Fi à Internet, mas usamos o Bluetooth como uma espécie de camada auxiliar para conectar dispositivos a curta distância.
Portanto, o futuro do Bluetooth parece consolidado como “escudeiro” do Wi-Fi, e com a inundação de novos dispositivos inteligentes como smartwatches, caixas de som e fones de ouvido sem fio.
Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.
SoundBests ® 2025 – Todos os Direitos Reservados – Este site é participante do Programa de Associados da Amazon e é remunerado pelas compras qualificadas efetuadas – Política de Privacidade