Um lado do fone bluetooth parou de funcionar? Aqui nesse guia rápido e descomplicado você vai aprender de uma vez por todas como resolver esse que talvez seja o problema mais comum entre os fones bluetooth. Vamos lá?
A melhor forma de fazer isso é testar seus fones em outro aparelho, por exemplo um Celular ou Notebook de um amigo.
Então pode haver dois cenários possíveis:
Forma alternativa de verificar:
Outra forma de verificar é olhando a lista de dispositivos Bluetooth conectados.
Clique no ícone de Bluetooth do seu celular (ou vá na seção correspondente no Notebook) e abra a lista de aparelhos conectados.
Se o nome do seu fone estiver constanndo SIMULTANEAMENTE na lista de Aparelhos conectados e na lista de Aparelhos Disponíveis, então é um indicativo também que o problema realmente está nos fones (pois o comportamento correto é aparecer EM APENAS UM dessas listas).
Na maioria dos casos o problema está nos Fones. Mas… ATENÇÃO: Mesmo que esteja em dúvida, siga os próximos passos que deve resolver o problema.
Aqui nós veremos como resolver o problema mais comum que origina essa falha, e que vai resolver 99% dos casos.
1) Despareie os fones
Vá na lista de dispositivos conectados e elimine o nome dos seus fones da lista.
2) Desligue os fones
Cada dispositivo tem uma forma de fazer isso, mas geralmente se faz isso pressionando simultaneamente os botões de acionamento dos 2 fones por alguns segundos.
Se seu fone tiver LED, dá pra ver pelos LEDs ele desligando.
Se não tiver LED geralmente o indicador de que os fones desligaram é por som e você precisa colocá-los no ouvido.
Após colocá-los no ouvido você faz o procedimento de pressionar os botões de acionamento por alguns segundos até dar a mensagem sonora que desligou (pode ser voz ou bip).
3) Religue os fones
Novamente cada fone tem um procedimento para fazer isso, alguns precisa pressionar os botões de acionamentos dos 2 fones simultaneamente por alguns segundos.
Já outros só de você abrir a Base, eles já ligam automaticamente.
Nos cosos dos fones sem indicador LED pode ser preciso colocá-los no ouvido para poder ouvir a mensagem sonora de que ligou (por voz ou por bip).
4) Sincronize os fones
Antes de reconectar no celular, é preciso sincronizar os 2 fones, o que significa basicamente fazer um reconhecer o outro para poderem funcionar em conjunto.
Novamente, cada fone tem uma forma de fazer isso, em muitos casos também funciona pressionando botões de acionamento por alguns segundos.
E novamente, quando o fone não possui indicadores LED pode ser necessário fazer esse procedimento com o fone no ouvido e ouvindo mensagens sonoras por voz ou por bip.
Quando os fones possuem indicador LED em geral os indicadores começam a piscar simultaneamente após a sincronização, mostrando que estão sincronizados.
5) Repareie seus fones
Após feito a sincronização, você pode abrir a lista de dispositivos Bluetooth do seu celular ou notebook.
Na lista você deverá encontrar o nome dos fones, e poderá concetá-los ao seu aparelho.
Observe que agora após conectar o nome permanecerá apenas na lista dos dispositivos conectados, mostrando que foi solucionado o problema.
Existe a possibilidade do problema ser só do lado em questão estar com sem volume, pois em alguns fones é possível abaixar ou elevar os volumes dos dois lados de forma diferente.
Para verificar isso, você pode utilizar seus comandos de toque nos fones ou até mesmo mensagem sonora (voz ou bip), enfim, cada fone possui uma forma peculiar de aumentar o volume.
Uma forma bem prática de verificar é através do aplicativo que a maioria dos fones possui para celular.
Ao entrar no aplicativo geralmente nas seções de Configuração, Acessibilidade, Áudio, enfim, cada aplicativo é de uma forma, verifique o volume do fone que apresenta defeito. Se estiver zerado, eleve-o.
Muitas vezes o indicador dos volumes dos fones é através de uma barra horizontal. Verifique se a barra de áudio está centralizada (indicando que o volume está igual nos dois fones).
Modo Estéreo é quando a música ou o áudio reproduzido se espalha nos 2 fones criando um efeito de profundidade no som.
Já o modo Mono é quando você usa apenas um dos fones, concentrando toda a música ou áudio em apenas um fone (você pode escolher se lado esquerdo ou direito).
Acontece que como muitos fones são controlados por toque ou por botões, pode acontecer de acionarmos o modo Mono em um dos lados sem querer, e isso passar despercebido.
Assim, achamos que o fone está com defeito, quando é apenas uma questão de configuração.
Para votlar do modo Mono para o Estéreo, novamente cada fone possui uma forma específica, podendo ser por toque ou por mensagem sonora (pode ser voz ou bip).
E novamente você pode resolver isso de forma prática pelo aplicativo, que a maioria dos fones possui para celular.
Geralmente fica nas seções de Configuração, Acessibilidade, Áudio ou algum nome desse tipo, sendo que cada aplicativo é de uma forma. E então verifique se o fone está em modo Mono e volte-o para modo Estéreo.
Se o fone que parou não estiver com o indicador LED ativo, ou não estiver enviando mensagens sonoras de que desligou, ligou ou sincronizou é um forte indicativo de que o fone está com um defeito físico.
Isso pode acontecer devido a uma pequena queda, pancada, ou muitos anos de uso.
Nesse caso, não tem jeito, apenas uma assistência técnica especializada pode resolver o problema, caso ainda esteja na garantia.
Caso não esteja na garantia, será necessário procurar um técnico para resolver, e pode ser que compense ou não, dependendo do valor do seu fone e do serviço.
Raramente acontece, mas se o problema estiver no Celular então primeiramente reinicie o celular.
Se isso não resolver, então verifique se tem alguma atualização do sistema operacional (Android ou iOS) pendente para fazer.
Se você atualizar o sistema operacional e mesmo assim não resolver, talvez o último recurso tentar entrar em contato com o suporte da marca do celular para eles ajudarem a resolver o problema.
Caso o problema seja no Notebook ou PC, então você pode tentar atualizar o próprio driver de áudio.
Para isso geralmente o processo é verificar a última versão do driver no site do fabricante, fazer seu download, e efetuar a atualização.
Porém esse recurso é para usuários avançados, e caso você não tenha domínio de informática, o ideal é buscar ajuda de um técnico para ele verificar o que está acontecendo e se é preciso atualizar o driver ou não.
Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.
SoundBests ® 2025 – Todos os Direitos Reservados – Este site é participante do Programa de Associados da Amazon e é remunerado pelas compras qualificadas efetuadas – Política de Privacidade