Como escolher um Fone de ouvido Bluetooth

como escolher um fone de ouvido bluetooth

Se você chegou até essa página é porque quer saber como escolher um fone de ouvido Bluetooth

Aqui você vai conhecer um guia sucinto e simples para te orientar nas suas pesquisas.

1- Observe a Versão do Bluetooth

Se for possível escolher a versão mais atual do Bluetooth, excelente. Mas é preciso observar se o dispositivo possui outros pontos importantes como uma boa qualidade de som e uma bateria de longa duração.

Muitas vezes escolher um modelo com uma versão não tão atual do Bluetooth, mas que possui um desempenho e performance muito bom em outros quesitos pode ter um custo-benefício melhor.

2- Verifique se possui Proteção contra Água e/ou Poeira

Aqui depende muito do seu obejtivo com o fone de ouvido.

Se a sua finalidade é um uso mais doméstico, como por exemplo dentro de casa, na escola, faculdade, passeios, caminhadas e corridas rápidas, etc, então a maioria dos fones Bluetooth vai atender sua necessidade, pois eles já possuem proteção contra suor, respingos acidentais e chuva leve (IPX4).

Muitos modelos também oferecem proteção contra jatos de água por até 3 minutos (IPX5), ou seja, continuam garantindo contra suor, respingos e chuva, e você ainda pode tomar uma ducha rápida com eles.

melhores fones intra-auriculares bluetooth

Agora se sua finalidade é esportes, trilhas, natação, viagens mais distantes e exóticas, pode ser importante ter uma proteção melhor que garanta contra imersões mais maiores e mais prolongadas prolongadas, como o IPX7 e IPX8.

No caso de proteção contra poeira, essa é menos comum e menos necessária no nosso dia a dia. Até porque esses dispositivos têm uma tendência a serem muito manuseados e acumular pouca poeira.

Mas se a sua finalidade for bem direcionada a um uso de escritório, ou a ficar em algum local pouco acessado, então pode ser interessante se não for um fator de encarecimento do produto.

3- Ter ou não ter ANC (Cancelamento Ativo de Ruído)?

Cancelamento ativo de ruído é um dos ítens que mais encarece os fones bluetooth, dessa forma é preciso avaliar bem os seus recursos e a sua finalidade.

Se sua finalidade incluir um uso profissional tais como no trabalho para ligações ou para participar de videconferências,então pode ser importante optar por um modelo que conte com ANC.

Caso contrário, tudo vai depender dos seus recursos. Se eles forem poucos, então um cancelamento PASSIVO, com as famosas borrachinhas, já resolve muito bem o problema de acústica e pode ser o melhor custo-benefício.

4- Pesquise sobre a Duração da Bateria

Imagine que você está de folga e pega os seus fones Bluetooh de manhã cedinho e começa a usar…

E aí, imagine que você está tranquilo usando seus fones e ele observa que a bateria deles não dura ali nem 7 horas direito, e te deixa na mão antes do fim do dia…

Um pouco estressante ter que ficar carregando o tempo todo, não é mesmo?

Bom, acontece que a duração da bateria informada pelo fabricante, quase nunca confere com a prática.

Sempre os fabricantes jogam para cima a duração da bateria.

como escolher um fone de ouvido bluetooth

Dessa forma, encontrar as melhores opções se torna uma questão de não acreditar cegamente nos fabricantes, mas verificar a opinião REAL dos usuários que já compraram e utilizaram o produto.

Essas opiniões você precisa observar nas plataformas que vendem esses produtos, e geralmente possuem uma seção que mostra a avaliação/opinião dos usuários.

E é justamente essa pesquisa sobre as avaliações reais dos usuários que nós analisamos previamente para você aqui no site Sound Bests.

A grande maioria das baterias do mercado duram menos de um dia com uso intenso e contínuo. Uma bateria razoável dura mais ou menos 7 horas de uso intenso e contínuo.

Uma bateria ideal é aquela que dura 1 dia ou mais com uso intenso e contínuo e dessa forma você pode colocá-lo para recarregar apenas no seu período de repouso (geralmente à noite para quem trabalha e/ou estuda de dia).

elivelton

Elivelton dos Santos

Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.​

Últimos Posts

SoundBests ® 2025 – Todos os Direitos Reservados – Este site é participante do Programa de Associados da Amazon e é remunerado pelas compras qualificadas efetuadas – Política de Privacidade