Com a popularização dos fones Bluetooth que invadiram o mercado em todo mundo, cada vez mais pessoas se perguntam: é permitido usá-los durante um vôo?
Esse Guia vai te explicar de forma rápida e descomplicada para você entender de uma vez por todas as regras a respeito disso. Vamos lá?
A regra geral é que você pode sim usar seu fone Bluetooth no avião, porém, assim como os outros aparelhos eletrônicos, ele deve estar desligado durante a decolagem e a aterrisagem.
Em Geral essa informação é dada para os passageiros antes da viagem começar, seja através de sinais luminosos, pelo próprio comandante ou pela tripulação (aquela clássica explicação que alguem dá antes da viagem começar).
No entanto, uma vez que o avião atinge a altitude de cruzeiro e o sinal de “Dispositivos Eletrônicos Portáteis” é dado, é geralmente permitido usar fones de ouvido bluetooth para ouvir música e assistir a filmes da galeria do seu celular ou até mesmo usar o Wi-Fi do próprio avião (se houver esse recurso no seu vôo).
A maioria das aeronaves modernas é equipada com sistemas que permitem o uso de dispositivos eletrônicos durante o vôo, desde que estejam no modo avião.
Porém, as regras sobre o uso de fones de ouvido bluetooth durante um vôo podem variar de acordo com a companhia aérea e as regulamentações de aviação de cada país.
Dessa forma, não tem o que fazer, você tem duas opções para se programar.
Não confie em qualquer informação positiva ou negativa que encontrar, pois essas regras estão em um ritmo de evolução muito grande, e pode ser que no momento da sua viagem elas tenham mudado.
O ideal é se informar direto na companhia, como dissemos, pelo site, chat ou por email.
Inclusive, pode ser útil levar um fone com fio de reserva, caso não seja permitido usar o Bluetooth.
É importante respeitar as instruções da tripulação de vôo e seguir as políticas específicas da companhia em que você vai viajar, pois a interferência de dispositivos eletrônicos pode afetar a comunicação e a navegação da aeronave e pôr em risco a segurança de todo mundo.
Como dissemos, as companhias em geral exigem que o fone Bluetooth esteja desligado durante a decolagem e aterrisagem.
Dessa forma, após o fim da decolagem, quando surgir o aviso de “Dispositivos Eletrônicos Portáteis”, você pode ligar os aparelhos, porém eles devem estar no “Modo Avião”.
Ora, o “Modo Avião” desliga todos os serviços de conectividade ao ser acionado, inclusive o Bluetooth. Porém, logo após acioná-lo, você pode ir nas opções de rede e ativar o Bluetooth novamente.
Você notará que, mesmo em Modo Avião ativo, o recurso de Buetooth irá funcionar e você vai poder usar os seus fones para escutar suas músicas favoritas, assistir vídeos da galeria do seu celular e aproveitar de recursos como o Cancelamento ativo de ruído (ótimo para aquelas viagens com bebês chorando onde ninguém consegue dormir por causa do barulho).
Além disso, algumas companhias permitem que se use o Wi-Fi do próprio avião para ouvir música e ver vídeos na Internet com seus fones (nesse caso o dados móveis precisa estar desligado e apenas o Wi-Fi e claro, o Bluetooth, ativos).
Todavia, como você pode já ter imaginado, é raro ter uma conexão boa e estável dessa forma, e pode ser que o desempenho dos vídeos ou streammings não seja muito bom.
Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.