De tanto usar o seu fone Bluetooth ele ficou sujo de cera e o som ficou até meio abafado por causa disso? Acredite, esse é um dos problemas mais comuns de acontecer com fones Bluetooth.
Mas calma, aqui nesse Guia você vai aprender como limpá-los corretamente e de forma eficaz. Vamos lá?
Como a cera tem uma consistência pastosa, ao tentarmos limpar ela a tendência é empurrarmos ela para dentro da “grade” ou “malha” de saída de som, e isso só vai piorar mais a situação.
Dessa forma, o primeiro método que recomendamos é usar algum tipo de material adesivo, como por exemplo a massa adesiva reutilizável.
Com os fones desligados, pegue uma pastilha da massa, molde-a e encoste levemente na área suja com cera, deixe a cola agir de 10 a 15 segundos, e puxe devagar.
Você verá que a Cera vai grudar no adesivo, e vai ser puxada para fora. Repita essa operação até tirar toda a Cera que for possível da área suja.
Isso não impede de um pouco de cera ser empurrada para baixo da grade, mas mesmo assim é uma quantidade menor do que outros métodos.
Esse é o método mais comum, sendo que o álcool indicado é o isopropílico a 70%, a escova de cerdas macias, o pano de microfibra ou que não solte muito fiapo e o cotonete (ou algodão) pode ser o comum mesmo.
Além da remoção da sujeira visível, o álcool isopropílico tende a dissolver a cera, e isso ajuda na sua remoção completa.
Primeiro, desligue os fones. Então molhe o cotonete, a escova de dente ou o pano no álcool, evitando excesso e de modo que ele fique úmido, mas não encharcado.
O segredo é não usar força e fazer movimentos leves e suaves, passando sobre a área suja com cera e de preferência sem fazer movimentos circulares, pois isso tenderia a emburrar a cera pra baixo .
No caso do cotonete (ou algodão), esse deve ser passado com cuidado, para que não deixe nenhum fiapo grudado na grade de saída de som.
Esse é um método que não é indicado para fones Bluetooth com classificação IPX4 para baixo.
Além disso, é um método mais radical por envolver imersão em água, então tome bastante cuidado ao aplicar ele.
Ele consiste no seguinte: Coloque água morna com detergente (ou sabão) em um recipiente bem raso, mas sem exageros, apenas algumas gotas de detergente e água não muito quente.
Então, com o fone desligado, mergulhe-o na água com a área suja de cera virada para baixo.
A solução de água morna e detergente (ou sabão) deverá dissolver a cera, e a própria gravidade irá empurrá-la pra baixo, removendo-a.
No caso de fones com classificação IPX5 ou IPX6, deixe agir por apenas 2 minutos, pois eles só podem ficar submersos por um período curto.
Agora, se o seu fone tiver classificação IPX7 ou IPX8, então você poderia deixá-lo submerso por até 30 minutos. Mas não é necessário tudo isso, apenas cerca de 4 a 5 minutos já mais que suficiente para dissolver a cera.
Feito isso, enxague rapidamente o fone, sem usar jatos de água (como torneira ou mangueira, por exemplo).
Apenas mergulhe ele rapidamente em água pura e por fim seque com um pano de microfibra, ou que não solte fiapos facilmente.
Se ainda ficar um pouco de cera, você pode repetir a operação depois de um tempo, até perceber que saiu toda a cera.
Além disso, se você preferir também pode usar álcool isopropílico a 70% para dissolver a cera. Porém, ele é menos eficiente do que solução de água morna e detergente (ou sabão), além de tender a ser um pouco mais agressivo para componentes eletrônicos.
Por mais tentador que seja, não é indicado abrir os fones para limpar a Cera, pois você pode perder a garantia (caso esteja dentro do prazo), ou pode danificar a vedação contra água e poeira (caso exista).
Além disso, trata-se de dispositivos altamente sensíveis, com chipsets internos entre outros componentes sensíveis e o risco de danificá-los é grande.
Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.