História do Bluetooth

história do bluetooth

Qual é a história do Bluetooth? Quem foram seus criadores? Como se consolidou no mercado?

Descubra aqui qual é a história dessa tecnologia tão popular nos dias de hoje, contada de uma forma fácil… Vamos lá?

História do Bluetooth - Os Primórdios

No início da Internet, quase a totalidade da comunicação dos microcomputadores e Backbones de Internet era feita através de cabos.

Já existiam tecnologias sem fio, porém elas ainda eram caras e pouco populares.

Mas durante a década de 1990 essas tecnologias ganharam força e começaram a ser produzidas em maior escala e ficar mais baratas e populares.

Como o mercado era muito novo, surgiram diferentes soluções, algumas usavam luz infravermelha, outras ondas de rádio, e exisitam ainda outras formas.

Mas foi com as ondas de rádio, usadas pelo Bluetooth e pelo Wi-Fi, que o mercado se consolidou.

História do Bluetooth - Nascimento

Assim, em 1989 houve o primeiro projeto piloto na Ericsson, uma empresa de telecomunicações sueca, inicialmente destinado a conectar dispostivos a curtas distâncias.

Curiosamente, o primeiro objetivo era conectar um fone de ouvido (headset) sem fio.

Dessa forma, o projeto foi ganhando força, em 1997 a Ericsson tinha em mãos um projeto com potencial para ser comercializado e começou a procurar parceiros para viabilizar a tecnologia.

Por fim, o Bluetooth foi lançado em 1998 por um consórcio de empresas, a Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG).

Inicialmente era formado pela Ericsson, IBM, Intel, Nokia and Toshiba. Mais tarde, várias outras empresas se uniram ao consórcio.

melhores fones bluetooth

Explosão de Dispositivos

E em 1999 foi desenvolvido o primeiro dispositivo comercial a se conectar com Bluetooth, um headset sem fio.

Por outro lado, os primeiros telefones a usarem Bluetooth foram o T36 e o T39 da Ericsson, lançados em 2001, e o primeiro notebook a integrar a tecnologia foi o ThinkPad A30 da IBM, no mesmo ano.

Desde então a tecnologia não parou de crescer, principalmente desde 2010 com a popularização dos smartphones.

E como se isso não bastasse, nos últimos anos houve uma expansão ainda maior da tecnologia, com a chegada dos dispositivos inteligentes, tais como smartwatches, smartbands, buds (fones de ouvido sem fio), caixas de som sem fio etc.

História do Bluetooth - Futuro

O Bluetooth em um primeiro momento não “vingou”, pois o Wi-Fi, apesar de usar potências muito maiores, acabou sendo “adotado” pela grande indústria.

Toda a infraestrutura do planeta inteira foi montado utilizando modems, roteadores e torres de telefonia com a tecnologia Wi-Fi.

De fato, as grandes causas para isso seriam maior distância alcançada pelo Wi-Fi, as maiores velocidades e até mesmo a forma de autenticação utilizada.

Ao mesmo tempo, os recém chegados smartphones (celulares) foram desenvolvidos utilizando o Wi-Fi para se conectar com os modems e roteadores que a indústria fabricava.

melhores fones bluetooth

Por esse motivo, provavelmente 100% dos telefones usam o Wi-Fi para se comunicar com a Internet.

Assim, o Bluetooth foi um pouco deixado de lado, mas como vimos, foi ganhando força aos poucos como uma forma auxiliar de conectar outros dispositivos.

Dessa forma, nós conectamos nossos dispositivos com o Wi-Fi à Internet, mas usamos o Bluetooth como uma espécie de camada auxiliar para conectar dispositivos a curta distância.

Portanto, o futuro do Bluetooth parece consolidado como “escudeiro” do Wi-Fi, e com a inundação de novos dispositivos inteligentes como smartwatches, caixas de som e fones de ouvido sem fio.

elivelton

Elivelton dos Santos

Músico amador e apaixonado por tecnologia, começou como pianista e guitarrista tocando em barzinhos, mas há mais de uma década trabalha como produtor musical, produzindo músicas para artistas locais e regionais. Atualmente também escreve artigos sobre tecnologia na esfera da música.​

Últimos Posts

SoundBests ® 2025 – Todos os Direitos Reservados – Este site é participante do Programa de Associados da Amazon e é remunerado pelas compras qualificadas efetuadas – Política de Privacidade